Notícias

11/04/2013

Espírito Santo agora é referência nacional em turismo de aventura e ecoturismo

imagem

Programa Aventura Segura

A Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur) e a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) encerraram, nesta terça-feira (16), as atividades do Programa Aventura Segura Espírito Santo. Com isso, o Estado passa a ser uma referência no segmento, ficando em quarto lugar no ranking nacional, com 11 empresas qualificadas e certificadas, atrás apenas de Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins. O evento foi realizado no auditório do Fjordland Cavalgada Ecológica, em Pedra Azul, município de Domingos Martins.

 

Participaram do Programa Aventura Segura no Espírito Santo, 11 empresas: Rio da Montanha (Domingos Martins), Conexão Radical (Marechal Floriano), Fjorland Cavalgada Ecológica (Domingos Martins/Pedra Azul), Serra do Caparaó Ecoturismo (Dores do Rio Preto), Selva Sassiri (Venda Nova do Imigrante), Active Eventos (Vila Velha), Jefinho Expedições (Santa Leopoldina), Pedra Azul Adventure Park (Domingos Martins/Pedra Azul), Planeta Vertical (Vitória), Hipóxia Adventure Sport (Vitória) e Fora do Ar (Alfredo Chaves). Além da qualificação, o Governo do Estado também ofereceu a certificação pela ABNT/Inmetro, órgão certificador.

 

"Com certeza, a partir de agora vamos trabalhar em parceria e muito mais preparados", declarou Jefferson Rodrigues, da Jefinho Expedições. Paulo Rocha, da Conexão Radical, fez questão de ressaltar a importância da qualificação. "Apesar de vários anos de trabalho, o aprendizado de normas e técnicas nos ajudam a atuar da forma correta e com mais segurança". Já o anfitrião do dia, Jorge Ichaso, da Fjordland Cavalgada Ecológica, disse que a qualificação mudou a concepção das empresas, "especialmente no que tange à atuação no mercado e os cuidados com a segurança".

 

O secretário Alexandre Passos fez questão de valorizar a execução do Programa Aventura Segura. "Vocês têm uma joia nas mãos que já está lapidada. Agora cabe às empresas fazerem com que essa joia tenha cada vez mais valor. O Estado é o indutor desse processo, mas são as empresas que devem desenvolver o segmento. Se forem elaborados bons projetos, isso com certeza vai acontecer".

Programa Aventura Segura

 

Maior iniciativa de organização e desenvolvimento do segmento no País, o Programa Aventura Segura é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

 

O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), responsabilidade socioambiental, Campanha do Consumo Consciente e de acessibilidade no turismo de aventura.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur